As baixas temperaturas é um dos principais fatores na queda da imunidade, o que facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo. Diante disso, é bastante comum surgirem gripes e resfriados.
Pensando na saúde e no bem-estar, a chef Carolina Perez, do Projeto Chef Aprendiz, em parceria com a nutricionista Marina Gorga, sugere a “Sopa de Abóbora e Cenoura”, uma receita antioxidante, com abóbora, cenoura, gengibre e cúrcuma, ideal para os dias com temperaturas mais baixas.
O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de estabelecimentos parceiros.
Confira a seguir o passo a passo:
Ingredientes:
- 500 ml de água filtrada
- ¼ de abóbora cabotiá
- 1 cenoura
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pedaço de 4 cm de gengibre
- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
- 1 colher de chá de pimenta preta
- 1 colher de chá de sal
- ½ xícara de salsinha
Modo de preparo
- Pique a cebola e o alho em cubinhos, rale a cenoura, descasque e pique abóbora grosseiramente, reserve
- Refogue a cebola em uma panela (relativamente grande) com o azeite de oliva
- Assim que a cebola ficar transparente, acrescente o alho e refogue por mais um minuto
- Rale o gengibre e incorpore no refogado
- Em seguida, coloque na panela a abóbora, a cenoura, a água, a pimenta preta e o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos
- Tire do fogo e espere esfriar um pouco. Depois bata a mistura com um mixer ou liquidificador para deixar tudo bem triturado
- Acrescente a cúrcuma em pó e a salsinha, acertando o sal, se necessário
- Volte a mistura para a panela e aqueça novamente
- Decore e faça a apresentação da maneira que você mais gostar. Sirva quente.
Rendimento: 1 porção
Chef Aprendiz Comunidades
Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.
Já atuamos em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Alguns iniciaram na gastronomia e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 80% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site
Casa Chef Aprendiz
Já em processo de finalização, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que contará com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, teremos uma cozinha modelo com a possibilidade de produção de conteúdos digitais junto aos nossos parceiros e para desenvolvimento de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.
Foto: Chef Aprendiz
Comentários
Postar um comentário