Roma - Itália

Roma, a cidade eterna, com mais de 2,8 milhões de habitantes, é a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia, é considerada uma das cidades mais importantes da história da humanidade com mais de 2500 anos, fundada há mais de 750 anos AC, é uma das cidades mais visitadas no mundo e seu Império reinou durante muitos anos, o Império ruiu a partir do século III com a invasão dos bárbaros e neglicências de seus últimos imperadores.

Fontana di Trevi

Em 1871 tornou-se capital unificada da itália unificada de Giuseppe Garibaldi, e em 1929, durante a Segunda Guerra Mundial, Roma sofreu pesados bombardeamentos e foi também o palco de várias batalhas, embora tenha sofrido menos danos que outras cidades controladas pelo Eixo (como Berlim ou Varsóvia); foi capturada pelos Aliados em junho de 1944.

Via Delle Carrozze

Coliseu ou Colosseo em italiano, era o Anfiteatro aonde aconteciam as apresentações, na maioria das vezes combates entre gladiadores, homens versus homens ou homens versus animais, geralmente leões. O vencedor era aquele que se mantivesse vivo durante a batalha, foi palco de milhares de execuções e muito derramamento de sangue.

Mas o Coliseu também serviu para treinamentos e simulações de batalhas e dramas da mitologia clássica.
Construído com tijolos revestidos de argamassa e areia e cobertos com travertino, é o maior Anfiteatro já construído e fica próximo ao Fórum Romano.

A construção começou no governo do imperador Vespasiano em 72 d.C. e foi concluída em 80, já no governo de Tito ( o Arco de Tito está localizado no Fórum Romano ). A capacidade do Coliseu era de 50 a 80 mil espectadores, durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, foi ampliado com um quarto andar, passando a abrigar cerca de 90 mil espectadores. Teve suas obras finalmente concluídas por Domiciano, entre 81 a 96 d.C.

O Coliseu é conhecido como o maior símbolo da cidade de Roma, e um dos melhores exemplos da engenharia e da arquitetura romana.

É considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno e está em processo de recuperação e restauração, a prefeitura de Roma vem trabalhando para recuperar as tradições estéticas como eram na Roma Antiga, além do projeto de implementar jardins e áreas verdes.

Coliseu e o Arco de Constatino

O Arco de Constantino é um arco triunfal construído por ordem do Senado Romano, para comemorar a vitória do Imperador Constantino sobre Maxêncio na batalha da Ponte Mílvia em 312, está localizado entre o Coliseu e o Monte Palatino e foi inaugurado no ano de 315. Foi o último e o maior dos arcos triunfais construídos em Roma, feito de tijolos e revestido de mármore e tem 21 metros de altura.

Um dica para boas fotos é subir a escada de acesso ao Largo Gaetana Agnesi, quando você sai da estação de metrô em frente ao Coliseu e ao Arco de Constantino, através dessa sacada você terá uma ótima visão do Coliseu e do Fórum Romano.

Piazza di Spagna:
Através da Piazza di Spagna você tem acesso a Via Del Condo a rua onde estão concentradas lojas das maiores marcas italianas e internacionais como: Ermenegildo Zegna, Swarovski, Dior, Prada, Giorgio Armani, Louis Vuiton, Hermés, Bulgari, Burberry, Chanel, Care, Longchamps, Max & Co, Trussardi, Dolce e Gabbana, Tod’s, Furla, Church’s, Salvatore Ferragamo, Versace, Jimmy Choo, Carlo Eleuteri (uma famosa joalheria italiana de luxo com filiais em Milão, Veneza, Florença, e outras cidades), Mont Blanc e várias outras.

Andar pela Via Del Condo é uma viagem a parte.

Piazza di Spagna, conhecida até o século XVII como Piazza di Francia, com sua famosa escadaria até a igreja Trinità dei Mon, é uma das paças mais famosas de Roma, localizada no rione Campo Marzio. Seu nome é uma referência ao Palazzo di Spagna, sede da embaixada do Reino da Espanha à Santa Sé. A estação de metrô Piazza di Spagna é muito próxima e de fácil acesso, você sai já na praça e através dela você caminha pelas ruas paralelas que te levam a vários pontos da cidade.

No centro da praça está a famosa Fontana della Barcaccia, dos primeiros anos do barroco, esculpida por Pedro Bernini e seu filho, o célebre Gian Lorenzo Bernini. Do lado direito da escadaria está a antiga casa do poeta inglês John Keats, que viveu e morreu no local em 1821, hoje um museu dedicado à sua memória e repleta de livros do romantismo inglês.
Do lado esquerdo, está o famoso Salão de Chá Babington’s, fundado em 1893.

Ao lado da via Frana está o Palazzo di Propaganda Fide, uma das propriedades da Santa Sé em Roma. Em frente à sua fachada está a coluna Mariana da Imaculada Conceição, inaugurada dois anos depois da proclamação do dogma (1856).

A monumental e famosa escadaria, com 135 degraus, foi inaugurada pelo papa Bento XIII por ocasião do Jubileu de 1725. A obra foi realizada graças ao financiamento dos franceses (1721-1725) para interligar a embaixada da Espanha Bourbon à igreja no alto do morro (Trinità dei Mon).

 Fotos: Walter Fernandes

Walter Fernandes

Coluna Viagem

Walter Fernandes é Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Unip, Fotógrafo, Proprietário e Diretor de Criação da Revista Flash Campinas, atua no mercado publicitário desde 1997. Já realizou vários trabalhos pela Flash Campinas no exterior, para Colunas de Viagens, Moda, Gastronomia e Comportamento.

Instagram: @walter.fernandes.3517









Comentários