Construído na década de 1920 por H. J. Whitley o sinal divulgava "HOLLYWOODLAND" originalmente, como uma propaganda para divulgar um novo loteamento residencial perto do distrito de Hollywood em Los Angeles. Cada uma das letras do sinal original tinha 9,1 m de largura e 14 m de altura, com cerca de 4 mil lâmpadas espalhadas entre elas. O sinal foi oficialmente erguido em julho de 1923 e não era para ser permanente. Nos anos subsequentes com a ascensão do cinema americano, principalmente em Los Angeles, o letreiro acabou ficando mundialmente famoso por aparecer em diversos filmes, fazendo com que a prefeitura optasse por deixa-lo por lá.
Em setembro de 1932 a atriz Peg Entwistle saltou do H do letreiro e morreu. As letras "(LAND)" foram removidas em 1949, mas antes, em 1939, o letreiro ficou abandonado e se deteriorou, não sendo destruído por pouco. Ele foi projetado originalmente para ficar em pé somente por 18 meses e não passou por nenhuma reforma por décadas, entrando num estado de total decadência. Na década de 1970, o letreiro estava quase completamente destruído e as letras deterioradas formavam a palavra "HULLYWO.D".
Em 1978, várias pessoas influentes quiseram ajudar, cada um doando 27.777 dólares para a compra de cada letra, totalizando 250,000 dólares. As novas letras possuem 14 m de altura e variam entre 9,4 m e 12 m de largura.
Comentários
Postar um comentário