Pisa – Toscana

 

Pisa, localizada na região da Toscana na Itália, é uma cidade com aproximadamente 90 mil habitantes, sendo que La Torre di Pisa, ou em português, a Torre de Pisa faz dela seu principal cartão postal e um dos três mais importantes pontos turísticos da Itália.

É uma cidade pequena e dá para explorar tranquilamente a pé a partir da Estação Central de Trem, que foi nosso ponto de partida. Pisa é praticamente roteiro obrigatório para quem está visitando a bucólica e famosa região da Toscana, seu glamour se deve principalmente a alguns filmes de Hollywood e um pouco também pelo marketing.

Está próxima de Florença, uma das cidades mais visitadas na Itália, faz fronteira com Livorno, a qual demos uma esticadinha de trem e que recomendamos conhecer.


Piazza dei Miracoli

É na Piazza di Miracoli, em português Praça dos Milagres que está localizada a Catedral de Pisa, o Campanário, que na verdade é a Torre e o Batistério. Esta catedral é uma das mais importantes do país, pois é a sede da Arquidiocese de Pisa e toda essa área foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Piazza di Miracoli


A Torre de Pisa possui oito andares diferentes com colunas de mármore e granito, decoradas com capíteis coríntios. Você pode fazer uma visita à Torre e também a Catedral, mas é pago, recomendamos comprar o ingresso antecipadamente para evitar enormes filas.

Battistero di Giovanni – Acústica Famosa e Esculturas Góticas

Data-se que o início da construção da Torre de Pisa iniciou-se no ano de 1173 e levou 177 anos para ser concluída, é uma obra de arte em mármore branco, teve as obras suspensas por um período, sendo reiniciada em 1272 pelo arquiteto Giovanni di Simeone e para compensar a inclinação, os engenheiros construíram andares com um lado mais alto do que o outro, mas isso fez com que a Torre se inclina-se para o outro lado.

As bucólicas ruas de Pisa e seus restaurantes

Curiosidades de Pisa:

Reza a lenda que Galileo Galilei, subiu no alto da torre e deixou cair duas balas de canhão de massas (tamanhos) diferentes, para demonstrar que a velocidade de descida era igual para ambas.

A Torre foi usada pelos nazistas como posto de observação durante a Segunda Guerra Mundial, mas o sargento do Exército dos Estados Unidos, responsável na missão de ataque a Pisa, ordenou a não destruição, salvando assim a torre de sua extinção.

No ano de 1964 o governo da Itália chegou a solicitar ajuda para corrigir a inclinação da torre. porém, desistiram, após estudos revelarem que a fama mundial da torre era a inclinação e isso afetaria drasticamente o turismo de Pisa.

Acredita-se que a inclinação se deve ao fato do solo onde foi construído a Torre ter existido no passado um mar, com isso tendo sido construída num solo mal consolidado, além de problemas de fundição mal construídas.

Apenas 30 visitantes são autorizados a subir a torre, por vez, ao mesmo tempo, ela tem 56 metros de altura e sete sinos, para atingir o topo o acesso é através de uma escada em caracol, onde algumas pessoas sentem tontura.

Extima-se que a Torre recebe mais de um milhão de visitantes por ano.

Vamos considerar a estação de trem Pisa Centrale como um ponto de referência, através dela é só caminhar em direção a torre pela avenida que está situada bem em frente a estação a Viale Antonio Gramsci, é só descer ela e você vai chegar a Piazza (praça) Vittorio Emanuele II.

A praça é um dos principais centros comerciais de Pisa, onde acontece uma feirinha diária, nela você vai encontrar acessórios, suvenirs, roupas, bolsas e chapéus tipicamente europeus, aproveite para comprar uma boina típica italiana. Ah ! e pechinche, você vai comprar por bem menos que o preço inicial.

A praça é bem agradável e tem um lindo carrosel (foto), uma estátua de Vittorio Emanuele II, rei da Sardenha, que acabou se tornando rei da Itália. Ele foi o primeiro rei da Itália desde o século VI.

As ruas bucólicas de Pisa

Passando pela Piazza Vittorio Emanuele II continue descendo a rua Corso Italia, nela você vai se deparar com vários comércios, cafés, gelaterias e restaurantes, seguindo em direção ao Fiume (Rio) Arno.

No caminho aproveite para passar na Piazza dei Cavalieri, onde se encontra a Università Normale di Pisa, O Palazzo dell’Orologio e o Palazzo dei Cavalieri, que abriga a Scuola Normale Superiore e a Igreja de San Stefano, todo em mármore branco de Carrara.

Depois seguindo novamente a rua Corso italia, próximo a ponte tem o Palazzo Gambacorti, um palácio medieval, importante ponto turístico, siga em direção a ponte do Fiume Arno, durante a passagem pela ponte uma parada é obrigatório para fotos, depois siga a via Giosuè Carducci até o final, onde você será obrigado a virar a esquerda e dar de cara com a imponente Torre.

Fiume (rio) Arno

Fotos: Walter Fernandes

Walter Fernandes

Coluna Viagem

Walter Fernandes é Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Unip, Fotógrafo, Proprietário e Diretor de Criação da Revista Flash Campinas, atua no mercado publicitário desde 1997. Já realizou vários trabalhos pela Flash Campinas no exterior, para Colunas de Viagens, Moda, Gastronomia e Comportamento.

Instagram: @walter.fernandes.3517







 

 

Comentários