Valparaíso - Chile

Valparaíso é uma cidade portuária na costa chilena, assim como Vinã del Mar ( já falamos anteriormente) fica próxima da cidade de Santiago e por isso, acaba tornando  um roteiro obrigatório para quem vai conhecer a capital chilena, é aquela famosa esticadinha.


O principal destaque de Valparaíso é sem dúvida por ter sido o lar do poeta Pablo Neruda, a casa La Sebastiana é um dos principais pontos turísticos, essa era uma de suas casas, pois Neruda tinha muitas mulheres e uma casa para cada uma elas, mas na La Sebastiana ele passou a maior parte de seu tempo.


Próximo a La Sebastiana tem uma praça com duas estátuas de Neruda, uma ele de pé, e outra ele sentado em um banco.


A cidade lembra um pouco Cuba, mesmo eu não conhecendo Cuba ainda, mas foi essa energia que senti com muitas construções antigas.


Faça um passeio em um dos elevadores funiculares, aliás esse meio de transporte virou atração turística na cidade.


Uma volta pelas ruas de Valparaíso é obrigatório entre suas casas coloridas, mas vá de tênis ou calçado confortável, para enfrentar as subidas.


A vista do Porto é através de uma sacada, tipo um Deck, mas normalmente o céu está cinza, o que é normal sempre na Costa do Oceano Pacífico Chileno.


A maioria das pessoas que conversei sobre Valparaíso são enfáticos  em dizer que Não Gostaram.


Eu como viajante digo que você deve dar essa esticadinha sim até Valparaíso, até mesmo para formar sua própria opinião, mesmo com o aspecto velho e antigo, vale a pena conhecer a cidade de Pablo Neruda e sentir a energia de uma cidade que parou no tempo umas 7 décadas atrás.

 

O antigo que remete a Cuba 

Grafites - Uma marca da cidade



 
Casas Coloridas 

O Porto 

Funiculares  

Plaza de Armas 


Fotos: Walter Fernandes

Walter Fernandes

Coluna Viagem

Walter Fernandes é Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Unip, Fotógrafo, Proprietário e Diretor de Criação da Revista Flash Campinas, atua no mercado publicitário desde 1997. Já realizou vários trabalhos pela Flash Campinas no exterior, para Colunas de Viagens, Moda, Gastronomia e Comportamento.

Instagram: @walter.fernandes.3517

Comentários