Como evitar as ameaças de fraude aérea durante a recuperação do setor de viagens após a pandemia

Companhias aéreas começam a retomar seu movimento, mas como se proteger do aumento de fraudes na venda de passagens e pacotes turísticos?

A fraude está se espalhando por todos os setores da economia, e o setor de aviação não é exceção. De acordo com a RSA Security e a Juniper, a aviação civil é um dos segmentos mais atingidos pelas fraudes online, respondendo por 46% das transações fraudulentas nos Estados Unidos, com perdas anuais estimadas em US$ 1 bilhão.

De acordo com a McKinsey & Company, em 2020 a receita da indústria aérea totalizou US$ 328 bilhões, o que é apenas 40% do ano anterior, e o tráfego aéreo não deve retornar aos níveis de 2019 antes de 2024. No entanto, o avanço dos programas de vacinação pelo mundo, as alternativas de trabalho remoto, o retorno gradual às atividades produtivas e os atrativos descontos oferecidos por companhias aéreas e operadoras de viagens começam a reativar o turismo de lazer.

A Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA) considera que a aplicação da vacina permitirá que mais pessoas viajem novamente e as companhias aéreas reativarão a conectividade entre os países; Estima-se que até o final deste ano as taxas de ocupação atinjam 60% do total de voos registrados em 2019.

Oscar Bello, diretor-geral da Vesta Américas, afirma que, nesse cenário de recuperação, os cibercriminosos estão encontrando novas formas de explorar o sistema de pagamentos digitais. A boa notícia é que, com a ajuda do aprendizado de máquina e da detecção automatizada de fraudes, as companhias aéreas podem ter muito mais controle sobre como as transações fraudulentas estão afetando seus resultados financeiros.

Por que a fraude aérea está aumentando?

As barreiras para comprar uma passagem de avião são excepcionalmente baixas, o que é um dos principais motivos pelos quais os golpistas visam esse setor. A maioria das ferramentas automatizadas de detecção de fraude depende da identificação de discrepâncias em pontos de dados padrão (como seu endereço, endereço IP ou número de telefone), mas quando se trata de comprar uma passagem aérea, eles geralmente não existem.

Não é incomum que os consumidores comprem passagens aéreas durante a viagem, o que torna difícil verificar com precisão seu endereço IP. Além disso, as passagens aéreas geralmente são compradas online e impressas na casa do cliente ou adicionadas a uma carteira digital. Isso torna as verificações muito difíceis.

Identificando os padrões

De acordo com a Federal Aviation Administration, a Organização de Tráfego Aéreo (ATO) atende a mais de 45.000 voos com 2,9 milhões de passageiros em um determinado dia. O grande volume dessas transações diárias é um desafio considerável no combate à fraude no setor de aviação civil.

No entanto, ter um grande histórico de transações significa que há muitos dados disponíveis para serem analisados. A inteligência artificial avançada de aprendizagem é alimentada por dados. Na verdade, quanto mais dados de transações estiverem disponíveis, mais precisos os modelos de aprendizado de máquina podem se tornar. As plataformas de prevenção de fraude usam tecnologia de aprendizado de máquina para gerar pontuações de risco que permitem às companhias aéreas eliminar efetivamente as transações fraudulentas sem rejeitar as legítimas.

Transações baseadas em informações

O negócio de pagamentos decrescentes é complicado. As companhias aéreas geralmente estão dispostas a assumir mais riscos para ocupar assentos que, de outra forma, iriam para o lixo. Um mecanismo de decisão preciso é vital para reduzir as tentativas de pagamento fraudulentas e falsas recusas, que em 2023 custarão às empresas US $ 386 bilhões em todo o mundo. É aqui que os algoritmos do aprendizado de máquina tornam o processo de detecção de pagamentos por fraude menos complicado para os consumidores.

É hora de combater a fraude aérea

A fraude aérea custa bilhões de dólares por ano às companhias aéreas e aos agentes de emissão de bilhetes, e isso naturalmente também afeta os viajantes. As empresas não precisam ficar à margem e serem vítimas de fraude, por isso as companhias aéreas estão procurando soluções baseadas em modelos de aprendizado de máquina e bancos de dados de transações em constante expansão e aprimoramento, com o objetivo de eliminar de forma efetiva o custo crescente das fraudes, a revisão manual de transações e a correção de estornos.

 Sobre a Vesta

A Vesta é a única plataforma abrangente e instantânea de garantia de transações para compras online que oferece taxas de aprovação incomparáveis, uma melhor experiência do cliente e eliminação de fraudes para as principais marcas de telecomunicações, comércio eletrônico, viagens e serviços financeiros. Usando o aprendizado de máquina, apoiado por 25 anos de histórico de dados transacionais, a Vesta aumenta as aprovações de vendas legítimas para seus clientes, enquanto elimina estornos e outras formas de fraude digital, reduzindo o custo real da fraude a zero e transfere 100% da responsabilidade pela fraude, incluindo processamento de estorno, para que os clientes possam se concentrar no aumento das vendas. A empresa está sediada em Portland, Oregon, com escritórios em Atlanta, Miami, Irlanda, México e Cingapura. Para obter mais informações, visite www.vesta.io.

Foto: FRAUDES DEVEM CRESCER COM RETOMADA DAS VIAGENS APÓS PANDEMIA - Foto: Jan Vašek / Pixabay

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