Cruzeiro no Mar Mediterrâneo

 Todo cruzeiro é maravilhoso, não importando a rota ou destino, mas a experiência de você embarcar no porto de Genova, terra do Cristóvão Colombo é realmente algo muito especial, pois era no porto de Genova que os imigrantes partiam rumo a América.

O navio parte ao som de Por Ti Volare de Andrea Bocelli e independe da idade e nacionalidade, todos se emocionam, afinal, você está na Itália, na terra do Andrea Bocelli.

A viagem inicia-se saindo da Riviera Ligure rumo a costa da Riviera Francesa contornando Montecarlo, visível ao lado direito do navio, depois contornando o Golfo de Leão até ver a Costa Espanhola de San Sebastian.


A aproximação ao porto de Barcelona se dá através da Costa da Cataluña e em Marseille pela Costa de Provence e em ambas, você tem uma vista bem próxima.    


Costa Cataluña
Costa de Provence
Costa de Provence
A cor do Mar Mediterrâneo é azul turquesa e o nascer e por do sol é muito lindo.

Testemunha do início da nossa civilização, o Mar Mediterrâneo sempre foi muito importante na história da humanidade, pelas conquistas e rotas comerciais, infelizmente nos últimos anos tem servido como caminho de fuga dos africanos e refugiados, uma história triste que vemos nos noticiários.


A MSC é considerada por muitos especialistas em viagens como a melhor Cia de cruzeiros do mundo, principalmente na questão “comida” e pontualidade.

Eu nunca viajei por outras Cias, então não posso afirmar, mas o que posso dizer é que me deram upgrade no quarto como bonificação, o que já é ótimo e cheguei em todos os destinos na hora exata, conforme todos os cronogramas.


Em relação a comunicação e atendimento não tive dificuldade  em me comunicar com os funcionários, quase todos falavam espanhol e italiano, e sim, tinham brasileiros trabalhando no navio, mas o que mais presenciei foi Indianos e filipinos, eles no caso, a comunicação era apenas em inglês. Todos muito atenciosos e prestativos.


Deixando de lado toda infraestrutura que o navio lhe oferece com muito conforto e entretenimento, vamos ao serviço de buffet da MSC e sim, é realmente um caso a parte. O restaurante buffet fica aberto 20h00 por dia com uma variedade enorme de comida, como estávamos navegando no mediterrâneo, a culinária da Itália, França e Espanha eram as mais predominantes.


Mas é no jantar de gala a noite que você aprecia o que há de melhor e mais requintado da famosa gastronomia mediterrânea, eu diria que os jantares são uma outra viagem a parte, no caso gastronômica.


Partindo de Genova o trajeto do cruzeiro no mediterrâneo tem como destinos principais Barcelona, Palma de Maiorca e  Marseille, basicamente.


Mas confiram outros destinos e naveguem pelo azul turquesa do mar Mediterrâneo, onde todos os azuis do universo repousam.



Fotos: Walter Fernandes


Walter Fernandes

Coluna Viagem

Walter Fernandes é Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Unip, Fotógrafo, Proprietário e Diretor de Criação da Revista Flash Campinas, atua no mercado publicitário desde 1997. Já realizou vários trabalhos pela Flash Campinas no exterior, para Colunas de Viagens, Moda, Gastronomia e Comportamento.

Instagram: @walter.fernandes.3517

Comentários