Meditação

Para alguns autores, a meditação é uma espécie de “treino de atenção plena à consciência do momento presente”. Estudos também consideram que, na meditação, “a interpretação dos fatos é mais importante que os fatos em si”. Fato é que essa prática tem contribuído de forma significativa para a EVOLUÇÃO e DESENVOLVIMENTO em diversos âmbitos da vida dos praticantes.

Dentre os diversos benefícios, é importante destacar a GRANDE INFLUÊNCIA EM MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS. Pode também auxiliar na diminuição de pensamentos distrativos  e ruminantes, na melhora da atenção, na saúde física e na qualidade das relações familiares e profissionais.

Outras pesquisas também apontam que as pessoas praticam meditação há mais tempo e com regularidade se mostraram mais alegres, estáveis emocionalmente, confiantes e tranquilas.

Para Bacceli, os benefícios são diversos e imediatos:

- Redução dos níveis de estresse;

- Aumento da capacidade de concentração;

- Aumento da capacidade de memorização;

- Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;

- Desenvolvimento da criatividade;

- Redução significativa da violência;

- Equilíbrio do campo emocional;

- Redução da dor crônica;

- Redução da ansiedade generalizada;

- Aumento da imunidade.

Você pode aproveitar todos esses benefícios e muito mais com a meditação. A meditação oferece inúmeras vantagens para seu corpo, mente e esrpírito. O descanso que você ganha na meditação é ainda mais profundo que o sono. E quanto mais profundo é seu descanso, mais dinâmica é sua atividade.

Para a prática da meditação, é indispensável um movimento básico que envolve RESPIRAÇÃO, CONCENTRAÇÃO e POSTURA.

Existem alguns tipos de meditação:

- Zazen – uma meditação zen budista que estuda o self;

- Kinhin – praticada quando se está fazendo caminhada, concentrando a atenção nos pés ao pisar;

- Meditação transcendental – provém das tradições hindus e consiste em repetir um som para si, para que o foco de sua mente vá para ele;

Além dessas, existe também as meditações guiadas (caracterizada pela formação de imagens que acredita-se serem relaxantes):

- Qi Gong – combina meditação, relaxamento, exercícios físicos e de restauração para manter o equilíbrio;

- Tai Chi – forma de arte marcial chinesa;

- Ioga – são mais utilizados exercícios de respiração e postura para acalmar a mente e desenvolver um corpo mais flexível, dentre várias outras práticas.

Espero que tenha gostado da matéria.

PRATIQUE MEDITAÇÃO E ENCONTRE O SEU EQUILÍBRIO INTERIOR!


Fábio Padilha

Coluna Fitness

Fábio Padilha é formado em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) – Presidente Prudente, pós graduado em Nutrição e Fisiologia aplicadas ao exercício pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU). Personal Trainer direcionado para o BEM ESTAR e SAÚDE, priorizando os movimentos naturais do corpo. Professor da rede Companhia Athletica Campinas.

Instagran: @fabiopadilhapersonal

Facebook: Fábio Padilha

Twitter: Fábio Padilha

E-mail: persona@fabiopadilha.com.br

Whats app: 19-98421-5571

Comentários

  1. Excelente artigo. Pois a meditação ganhou o mundo por seus efeitos positivos na saúde do corpo e da mente.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Essa técnica milenar oriental, baseada na respiração e na concentração, ganhou o mundo por seus efeitos positivos na saúde do corpo e da mente. Parabéns pela escolha prof. Fábio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário